06 agosto 2012

Ai, ai! O Frizz.

   

Oii!
Sabe aqueles fiozinhos arrepiados que incomodam muito? Então eles são o famoso (e odiado) frizz. Mas pelo menos tem muitas maneiras de amenizar essa situação. 


Como aparece o frizz?

Já que vamos nos previnir nada melhor do que saber primeiro porque eles aparecem no nosso cabelo, né?

Clima: quando a umidade do ar se aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados. 

Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.

Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e aumentando a quantidade dos fios rebeldes.

Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.

Como diminuir o frizz?

Tem coisinhas muito simples que podemos fazer para diminuir o frizz. Como por exemplo hidratar, frizz é sinônimo de fios desidratados. Evitar esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha, usar condicionador na hora da lavagem para fechar a cutícula e pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz e diminuir o uso da chapinha podem ajudar.

Tem algumas coisas que não são tão simples de fazer mas, são MUITO eficazes. Fazer cauterização a cada 3 meses. Esse processo fecha as escamas e torna-se um grande aliado para os cabelos. 

Evite usar químicas como tintura e descoloração. Além de hidratação e cauterização, a escova progressiva também é uma solução para casos mais severos. Ela também ajuda a tratar e diminuir o volume dos fios.

Uma boa opção também é usar pentes de madeira, pois esse material elimina a eletricidade.

Nenhum comentário: